Menu

O Plano Perfeito

Visão Geral

Autora: Renata Santana

Todas as coisas são feitas de acordo com o plano e com a decisão de Deus. De acordo com a sua vontade e com aquilo que ele havia resolvido desde o princípio, Deus nos escolheu para sermos o seu povo, por meio da nossa união com Cristo.

Efésios 1.11

 

Você já se perguntou qual é o propósito da sua vida? Já se questionou sobre o porquê das coisas acontecerem e como poderiam ser diferentes? São perguntas válidas que todos se fazem ao longo da vida. No entanto, a maior questão é que alguns permanecem sem resposta, a menos que compreendam o plano perfeito de Deus afinal, desde o início o Senhor planejou revelar o Seu grande amor.

 

Minha proposta é que você faça comigo essa Jornada do Plano Perfeito que está dividida em cinco grandes atos, como se fossem uma peça escrita pelo Deus Criador e encenada pelo próprio Autor, seu filho Jesus, o Espírito Santo e a humanidade. Vamos lá?

E-Book: clique aqui

Subsídios em Imagens: clique aqui

Compartilhe

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on email

Lições

Ato 1: O Início

Tudo começou na criação do mundo. Com Seu poder, Deus decidiu dar forma à Terra, organizando o que havia aqui: “A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água” (Gn 1 2). Assim, a luz foi criada, as águas foram separadas (formando o céu) e a terra seca apareceu. Houve ordem no caos e tudo era muito bom, portanto Deus decidiu encher cada parte com suas maravilhosas obras:  Fez brotar da terra todo o tipo de plantas que dão sementes e árvores que dão frutas, colocou luzes no céu para iluminarem e governarem o dia e a noite, encheu as águas de animais e o céu de aves. Toda a criação estava em perfeita harmonia, mas Deus desejou mais, quis ter alguém com quem pudesse se relacionar, alguém semelhante a Ele em discernimento, capaz de decidir conscientemente. Assim, Ele formou o homem e a mulher (Gn 1.26-27).

 

O amor de Deus foi revelado nos pequenos detalhes da Sua criação: Ele formou um lar em perfeito equilíbrio para o homem e o colocou nele (Gn 2.2-8). Deu ao ser humano o trabalho de cuidar do jardim e nele fazer plantações (Gn 2.15) e levou todos os animais para que Adão desse nome (Gn 2.19-20), também preparou uma companheira compatível com seu modo de ser (Gn 2.18-23). O homem recebeu tudo: o lar para sua satisfação e segurança, o trabalho como propósito, a esposa para completá-lo e a liberdade de escolha. Deus não queria um relacionamento obrigatório, mas algo desejado pelo homem. Assim, colocou no meio do jardim a árvore que dá vida e a árvore que dá o conhecimento do bem o do mal, instruindo o homem com a seguinte ordem: Você pode comer as frutas de qualquer árvore do jardim, menos da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Não coma a fruta dessa árvore; pois, no dia em que você a comer, certamente morrerá (Gn 2.9, 16-17).

 

Algumas pessoas questionam a decisão de Deus colocar a árvore que dá o conhecimento do bem e do mal no jardim, ao alcance do homem. Afinal, que tipo de relacionamento seria esse que não dá opções? A verdade é que mesmo com toda a liberdade e bondade de Deus, o homem seria como um mero fantoche, se não tivesse a alternativa de amar e obedecer ao Senhor espontaneamente.

 

A Bíblia relata que a serpente se apresentou para Eva com muita sagacidade: É verdade que Deus mandou que vocês não comessem as frutas de nenhuma árvore do jardim? (Gn 3.1). Essa primeira pergunta já revela intenções maliciosas, mas Eva continuou o diálogo e nele teve a oportunidade de relembrar exatamente as palavras de Deus. Ainda assim, sentiu-se instigada a pensar como seria bom ter entendimento, conhecer o que Deus conhecia, então comeu o fruto da árvore que dá o conhecimento do bem e do mal e o ofereceu a Adão, que também o comeu. Nesse momento, seus olhos se abriram e perceberam que estavam nus (Gn 3.2-8). Conscientemente homem e mulher escolheram desobedecer a ordem de Deus, e essa decisão, como o Senhor havia sentenciado, traria morte. O palco da vida escureceu e foi tomado por sombras e pavor.

 

Guarde no seu coração:  

Meu povo, eu sou o seu Criador; antes que você tivesse nascido, eu já o havia criado. Sozinho, eu criei todas as coisas; estendi os céus e firmei a terra sem a ajuda de ninguém. Isaías 44.24